NESUI

 

O NESUI (Núcleo de Estudos em Suinocultura) da Universidade Federal de Lavras foi fundado em 2002 com o intuito de contribuir com o crescimento da suinocultura brasileira. Desta forma, o NESUI promove o constante treinamento e aperfeiçoamento de estudantes de graduação e de pós-graduação em Ensino, Pesquisa e Extensão em Suinocultura, aliando ciência e prática. O núcleo é responsável por desenvolver pesquisas científicas, cursos, simpósios, seminários, encontros técnicos, palestras, debates, dias de campo e demais eventos que possam contribuir para a elevação dos conhecimentos na área, congregando profissionais, estudantes e produtores atuantes em Suinocultura a nível nacional e internacional.

Em 2017 o núcleo completou 15 anos de trabalho, onde contemplamos o crescimento pessoal e profissional de mais de 200 estudantes, a organização de seis simpósios, três conferências internacionais, cinco cursos introdutórios em suinocultura e varias palestras e outros eventos relacionados à suinocultura. Neste tempo também foram conduzidos aproximadamente 100 experimentos que nos permitiram contribuir com valiosos conhecimentos técnicos e científicos, divulgados na forma de artigos, resumos e palestras em eventos. Hoje em dia vemos os frutos desta caminhada em nossos egressos, os quais se encontram posicionados em importantes ramos da cadeia suinícola, incluindo empresas e universidades de renome no Brasil.

Atualmente o NESUI é composto por 28 alunos de graduação e pós-graduação em Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia, atuando sobre a orientação de três professores do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras, especialistas em diversas áreas dentro suinocultura, sendo eles: o professor Vinícius de Souza Cantarelli (aditivos e saúde intestinal), o professor Márvio Lobão Teixeira de Abreu (nutrição funcional de matrizes suínas de alta produção) e o professor Rony Antonio Ferreira (ambiência e o bem estar animal).

Em preparativos para nosso VII Simpósio Mineiro de Suinocultura e a IV Conferência Internacional de Suinocultura, o NESUI já convida você, que faz parte da cadeia suinícola ou atua em áreas afins, a se programar para a participação deste grande evento, o maior na área de nutrição de suínos no Brasil, desta vez com um tema de grande importância: “Nutrição de Suínos: Quais as novas fronteiras?”. Estamos trabalhando para oferecer aos participantes um evento de excelente qualidade e proporcionar um ambiente agradável para uma interação entre todos os profissionais presentes.

Esperamos vocês!